Case de Sucesso

Por que é um Case de Sucesso

A Grande Reformulação do Site

Deixando de ser um site confuso para se tornar um verdadeiro e-commerce de cursos

O esforço para melhorar a comunicação corporativa exigia ainda um novo site. A inserção de conteúdos acontecia sem planejamento. Por causa disso, as informações ficavam dispersas e confusas. Dessa forma, prejudicava as vendas, pois os clientes tinham dificuldades até mesmo em entender o que a empresa entregava. A desorganização do site atrapalhava ainda o posicionamento da marca nas buscas orgânicas pelo Google.

Em 2019, a designer Fabiana coordenou o desenho do novo site com um único objetivo: torná-lo um e-commerce. “Novamente, realizamos entrevistas para entender as demandas da equipe de vendas. Em seguida, fizemos vários wireframes (protótipos estáticos) e adição dos conteúdos. O processo durou um ano”, explica.

Nesse meio tempo, houve a oportunidade de editar o conteúdo, deixando-o mais objetivo, padronizado e dentro das hierarquias corretas. “Essa organização começou pela home. Separamos o que era curso, o que era solução customizada e o que era empresa do grupo. Para isso, usamos recursos visuais como cores, caixas e fotos”, enumera Fabiana.

O conteúdo contou com um exaustivo trabalho de adequação de SEO para mais de 100 cursos. “Foi um grande desafio! Em resumo, houve a pesquisa por palavras-chave capazes de diferenciar um curso do outro e a preocupação com as recomendações de SEO. Patrocinar posts é importante, mas a base do sucesso online está no SEO”, explica Luciano. O novo site da Integração, mais moderno e responsivo, foi lançado em junho de 2020. Um passo fundamental na consolidação da comunicação corporativa mais eficaz.

IMAGEM DOS GRÁFICOS DAS REDES SOCIAIS

Esforço de Guerra Durante a Pandemia

Campanhas temáticas, eventos com conteúdo diferenciado e convidados internacionais: entrega de valor para o cliente

Como mencionado anteriormente, o forte da Integração eram os cursos presenciais abertos para o público ou aqueles ministrados em empresas. Com a pandemia do novo coronavírus, o grupo parou em março de 2020 e precisou se reinventar com aulas online ao vivo. O papel da equipe de Marketing foi fundamental. “Por causa desse cenário, bolamos estratégias como cupons de desconto e campanhas temáticas. Graças a esse esforço, tivemos um boom de vendas no período”, conta Fabiana.

Outras ações importantes no período foram: palestras online com conteúdos de qualidade para o momento de incertezas, a primeira versão online do Game Day com jogos corporativos virtuais e um evento que reuniu, por videoconferência, importantes nomes do desenvolvimento profissional de diferentes continentes. “Com essa sequência de eventos ao vivo e com temas que buscavam inspirar os participantes, a Integração se manteve sempre online e relevante durante todo o ano de 2020. Tivemos, então, a constatação da comunicação corporativa mais eficaz”, enfatiza Luciano.

IMAGEM DOS GRÁFICOS DAS REDES SOCIAIS

Recompensa

Por que a Integração é um case de sucesso da PostOffice?

É Simples Assim:

O mercado, atualmente, entende o que a Integração oferece. A comunicação da empresa se modernizou e, como resultado, ganhou seguidores, clientes e funcionários engajados. Esse novo cenário surgiu como resultado de 4 anos de um intenso trabalho de profissionais da comunicação com experiência somada de mais de 60 anos.

A Integração tinha questões profundas na organização do portfólio, na comunicação corporativa, assim como em seu posicionamento. Portanto, corria o risco de se tornar antiquada. Isso refletia diretamente nas vendas e no engajamento interno. “Uma empresa deve ter seu branding definido, seguir seus valores e missão e ter uma visão de futuro para alcançar suas metas. Ou seja, o mercado precisa entender claramente o que ela vende e qual é seu diferencial. Nosso trabalho introduziu esse cenário na Integração”, afirma Fabiana.

O marketing de conteúdo também gerou frutos. Como vimos anteriormente, houve aumento significativo de visitas ao blog e de seguidores nas redes sociais. Mas, principalmente, reforçou o papel da Integração como geradora de conteúdo. “Conseguimos garimpar muitas pautas e materiais e, assim, com esse trabalho de curadoria, conferimos autoridade à empresa como produtora de conteúdo”, afirma Simone.

O processo para tornar a comunicação corporativa mais eficaz acabou influenciando, inclusive, na criação de produtos. É o que acredita Luciano. “Se a Integração quer se mostrar como moderna, os produtos precisam ter a mesma característica. Acredito que nesse processo, os produtos influenciaram a comunicação e vice-versa, num mecanismo de retroalimentação. Assim, surgiram cursos mais ágeis e dinâmicos”, finaliza.