A comunicação é algo primordial para qualquer organização. Mas para que ela realmente seja eficiente precisa de acompanhamento, avaliações constantes e, decerto, renovações ao longo do tempo. Neste case, veja como o trabalho da PostOffice tornou a comunicação corporativa mais eficaz em uma empresa. Boa leitura!
A Integração Escola de Negócios começou um processo de mudança em 2016. Naquele ano, a organização buscava modernizar a apresentação de seus cursos online no momento em que percebeu uma necessidade maior. Assim teve início um projeto estratégico que englobou branding, concepção de persona, adaptação de uma nova linguagem, bem como marketing de conteúdo e fortalecimento da marca nas mídias sociais. Com o intuito de tornar a comunicação corporativa mais eficaz, o processo envolveu o trabalho dos sócios da PostOffice ao longo de 4 anos:
- a designer Fabiana Reis,
- o redator publicitário Luciano Melo e
- a jornalista Simone Costa.
A Integração existe há mais de 50 anos. Logo que nasceu, oferecia soluções de logística. No entanto, nos anos 1990, mudou para o ramo de educação corporativa. Atualmente, oferece mais de 100 opções de cursos nas áreas de liderança, RH, vendas e marketing, assim como finanças e compras. Sob o guarda-chuva do Grupo Integração, estão também as seguintes empresas:
- Conquistar (jogos corporativos)
- Polo Itaim (locação de salas)
- Asas (braço de cursos online)
- Carvalho & Mello (consultoria de gestão de clima e cultura organizacional).
A Identificação do Problema
na Empresa
O ponto forte da Integração são os cursos presenciais e os treinamentos customizados. Mas a empresa constatou que precisava melhorar a apresentação dos cursos online que serviam de complemento para as aulas. Naquela época, eles estavam reunidos sob a sigla CAPI. “Quando comecei a navegar pelos cursos, vi que não era só uma questão de projeto gráfico. Ou seja, era preciso uma reformulação ampla”, explica a designer Fabiana Reis, contratada para o trabalho.
Não era só uma questão de projeto gráfico"
Logo depois, uma designer instrucional entrou para fazer a ponte entre o consultor, responsável pelo conteúdo, e a designer visual Fabiana. O objetivo era transformar o conteúdo bruto das aulas em algo acessível. Em suma, dar significado ao material para que ele transmitisse uma mensagem clara e objetiva. A remodelação dos cursos online passou, sobretudo, pela criação de uma logomarca, roteiros e artes, além de artes.
A dupla de designers trabalhou também na proposta comercial para um jogo da Conquistar. “Precisávamos contar uma história para que o funcionamento do jogo se conectasse aos objetivos do contratante. Assim sendo, utilizamos a técnica de storytelling. Como resultado, chegamos a uma proposta enxuta e envolvente, algo fundamental para uma comunicação corporativa eficaz”, conta Fabiana. Dessa forma, o cliente sentiu o impacto do trabalho. A Catalyst, rede mundial de jogos corporativos da qual a Conquistar faz parte, comercializa o mesmo jogo no exterior e, por isso, pediu uma versão em inglês da proposta.
Primeiro Passo: Diagnóstico de Posicionamento da Marca
Trata-se de uma análise baseada em fatos, não em gosto pessoal
Consequentemente, a qualidade do trabalho levou Guilherme Cardoso, sócio da Integração, a propor que Fabiana atuasse como uma agência interna de comunicação. “Havia, sem dúvida, uma demanda represada e muitas mudanças a serem feitas. Por causa disso, a empresa precisava ampliar sua visão para melhorar a comunicação corporativa. Mas topei o desafio”, relembra a profissional.
Com o intuito de entender os anseios de todas as áreas foram realizadas diversas entrevistas. A atualização da logomarca era algo urgente. A Integração não tinha manual de marca e, segundo os colaboradores, a identidade visual era triste e sombria. “A partir das informações coletadas, montei um diagnóstico de posicionamento da marca. O objetivo era que a análise e as transformações fossem baseadas em fatos, não em gosto pessoal”, explica Fabiana.
A princípio, a diretoria alegou que o diagnóstico não era importante, pois já havia sido feito anteriormente sem resultados. “Existia uma lacuna de cultura organizacional que impedia o entendimento dessa etapa. Acima de tudo, o cenário exigia alguém com paciência e tempo para mostrar a relevância dessa ferramenta valiosa antes de mais nada”, diz a designer.
De modo geral, o relatório gerado pelo diagnóstico mostrou como era o mercado de educação corporativa no país, a concorrência, assim como as tendências. Ao mesmo tempo, apontou quais eram as potencialidades e o que faltava para que a Integração tivesse uma comunicação corporativa mais eficaz.
O diagnóstico é a prova de quais ações devem ser implementadas e o motivo. Além disso, é uma guia fundamental para estabelecer estratégias.
Workshop para definição da missão, visão e valores
A empresa deve definir seu propósito, como chegar nele e quais estímulos vão orientar a jornada
Em seguida, realizou-se um workshop com os sócios para a definição dos pilares missão, visão e valores. Essa atividade seguiu uma metodologia em que os participantes recebem uma longa lista de palavras-chave relativas a valores. Ao escolher individualmente, eles conectam seus valores a um conjunto de imagens já selecionadas pelo orientador e explicam o motivo. “Ao final, tínhamos três palavras relacionadas a algumas imagens que nos permitiram escrever o significado dos valores”, explica Fabiana.
A Importância da Missão, Visão e Valores
Só para ilustrar, vale destacar que os valores de uma empresa estão conectados aos seus objetivos. Nesse sentido, eles têm reflexos em vários aspectos do cotidiano organizacional, por exemplo na gestão de pessoas. Fabiana explica: “A identidade da equipe é reforçada quando ela se sente alinhada com o propósito da empresa. Assim sendo, são bases fundamentais que funcionam como um elemento motivador na hora de contratar profissionais. Isso ocorre pois hoje as pessoas buscam mais do que apenas o salário”.
Da mesma forma, do workshop saíram a missão e a visão da companhia. Enquanto a primeira determina o hoje, a visão aponta para aonde se quer chegar. Por analogia, é como se a missão fosse o RG e a visão, o passaporte. Em outras palavras, a visão serve para pensar no crescimento, na busca pela qualidade e no futuro. “As definições finais não ocorreram da noite para o dia. A empresa pensava sobre isso há bastante tempo. No entanto, foi com o processo do diagnóstico de posicionamento da marca e do workshop que chegamos à alma da Integração. Desse modo, começamos a desenhar as estratégias de criação”, observa Fabiana.
A Redefinição da Logomarca
O manual de marca é o guia básico para planejar e executar qualquer ação
O diagnóstico de posicionamento da marca, portanto, permitiu construir o tripé missão, visão e valores da Integração. Ele também apontou para a carência de um manual de identidade de marca. “É nesse material que se encontram as expressões físicas, comportamentais e sensoriais”, afirma Fabiana. Em seguida, era preciso reforçar com os sócios a necessidade de mudar a marca.
A logomarca era da época em que a empresa se dedicava à logística. As setas interligadas refletiam o trabalho realizado no passado em todo o país. “Por valorizarem muito a tradição, havia bastante resistência em redefinir a marca. Mas consegui reunir argumentos que sustentavam a importância de, ao menos, modernizá-la, já que não queriam uma troca radical”, conta a designer.
Os Estudos para Modernização da Logomarca
As setas da logomarca foram preservadas a fim de manter a conexão com a história da empresa. No entanto, ganharam um novo desenho com o mesmo traço e densidade da fonte que seria utilizada para o nome da empresa. Por meio de diversos estudos e pesquisas escolheu-se a fonte Nutmeg. A designer explica que a fonte deveria ter personalidade, ser atemporal (clássica), bem como conter a família completa prevista (light, bold, itálico etc). Dessa maneira, seu uso seria bem marcado em diferentes situações de comunicação.
A logomarca continuou azul, mas deixou a sisudez para trás. O tom escolhido foi inspirado no artista francês Yves Klein, figura importante da arte europeia pós-Segunda Guerra Mundial, lembrado por um dos sócios no workshop. “Criei uma pasta de inspirações no Pinterest. Nela, adicionava tudo o que via e que sentia ter ligação com a nova identidade. Antes de tudo, sempre ponderando que essa pesquisa e as descobertas do diagnóstico de posicionamento da marca estavam direcionadas para uma empresa de educação corporativa”, detalha Fabiana. Esse processo gerou muitas ideias e, dessa forma, a nova identidade nasceu. Como resultado, a logomarca tornou-se mais leve e contemporânea, capaz de imprimir força e vigor à empresa.
As Cores Invadiram a Integração
O diagnóstico mostrou ainda que havia uma percepção de que o ambiente era monocromático, com tons de azul e cinza. Era importante mudar porque o mercado corporativo se transformou e já não era tão severo. Assim surgiu a ideia de utilizar cores fortes nas paredes dos andares e inserir, pelos corredores, esculturas de Fernando Cardoso, um dos sócios e artista plástico. Dessa forma, elementos do universo artístico foram transportados para o ambiente corporativo a fim de unir os dois mundos pelos quais Fernando transitava. Assim também ele se conectaria mais fortemente à empresa. Ao mesmo tempo, isso solucionaria a falta de cores levantada pelos colaboradores. “Com as esculturas e as cores, tivemos a intenção de fazer uma ambientação que remetesse a uma galeria de arte como a Tate Modern, de Londres. Por consequência, creio que os espaços ganharam mais vida e modernidade”, diz Fabiana.
IMAGEM DOS ANDARES
Fortalecimento dos Eventos como Estratégia de Marketing
Interno ou para o cliente, é investimento fundamental para o engajamento
Logo após a aprovação da logomarca, foi o momento de focar em outras demandas reprimidas de comunicação. Era o segundo semestre de 2017 e havia pela frente três eventos importantes. Em primeiro lugar, havia o Road Show. Este é um evento interno voltado para clientes exclusivos, convidados anualmente para conhecer as mais modernas soluções de aprendizagem, as instalações físicas da empresa, os professores, bem como participar de jogos corporativos, palestras e workshops.
Fabiana percebeu que precisava do reforço de um redator publicitário enquanto estruturava o Road Show. Ela, então, convidou um antigo parceiro de agência, Luciano Melo. Ele propôs um tema e todos os desdobramentos para a comunicação e a ambientação do evento. A ideia do nome “Masterpiece: mestres na arte do T&D” foi fazer uma associação conceitual entre o encontro de líderes e um coletivo de grandes artistas. “Afinal, liderar é uma arte. Existe processo criativo, busca de soluções, inspiração e muita capacidade de realização para tirar as ideias do papel. Arte e liderança fazem parte da essência que emergia da Integração. Por isso, a combinação dos dois temas era tão adequado”, explica Luciano.
A Nova Cara dos Eventos
O cenário do Road Show Masterpiece utilizou obras-primas de grandes mestres das artes, por exemplo Leonardo da Vinci (pintura), Charlie Chaplin (cinema), Michelangelo (escultura) e Mozart (música). Os textos e layouts das peças de comunicação também faziam referência ao universo artístico. Dessa maneira, houve mais receptividade do público. Foi assim, portanto, que naquele novembro de 2017, os clientes da Integração tiveram contato com as primeiras mudanças empreendidas na comunicação. De forma geral, o evento trouxe como novidade a ambientação e materiais impressos com melhor acabamento. Estes estavam coordenados de acordo com o tema e coerentes com o propósito da empresa. O Road Show Masterpiece reforçou, antes de mais nada, o papel dos eventos como estratégia de marketing e a importância deles para uma comunicação corporativa eficaz com o mercado.
No mesmo mês, revelou-se a nova cara da Integração durante o 32º Congresso Brasileiro de Treinamento e Desenvolvimento (CBTD), o maior do setor no país. Nessa edição do congresso, houve a presença de mais de 2 mil participantes e uma programação repleta de palestras, plenárias e workshops. Por isso, o cenário ideal para se apresentar aos olhos dos principais profissionais de RH e um passo fundamental na concretização das grandes mudanças de marca. No evento, as novidades estavam no estande moderno, colorido e exuberante. Sem dúvida, destacava-se amplamente das outras empresas.
O Início dos Eventos de Endomarketing
IMAGEM DOS ANDARES
Em terceiro lugar, um evento marcou a introdução de ações de endomarketing, que nunca haviam sido feitas anteriormente. Esse trabalho começou com uma conferência somente para os funcionários. A ideia foi trazê-los para perto dos sócios, fazendo com que se sentissem parte de todo o processo de mudança.
Nesse encontro, batizado de BrandDay, a designer e os sócios apresentaram os objetivos, conceitos, propósito e expectativas para os próximos anos a partir das mudanças. Um dos brindes significativos foi um pequeno cubo de mesa com a missão, visão e valores para que todos pudessem vivenciá-los no dia a dia. O BrandDay serviu, portanto, para mostrar que uma comunicação corporativa eficaz não se constrói sem a atenção voltada também para o público interno.
Posteriormente, os eventos ganharam mais força. Com ações coordenadas entre design, textos publicitários e marketing de conteúdo, havia divulgação das datas dos eventos, transmissões ao vivo pelo Facebook e pelo Instagram, bem como produção de material (vídeos, textos e fotos) para compartilhamento nas mídias sociais. Os eventos passaram a esbanjar cores, novidades, convidados com programação inusitada e divertida, além de bastante conteúdo para os participantes.
Catálogos Mais Atrativos e Informativos
Um meio offline de estar nas mãos do seu cliente o ano todo, estratégia importante de uma comunicação corporativa eficaz
O processo em curso não poderia deixar de lado os catálogos dos cursos. “Buscamos vender a empresa institucionalmente nos catálogos, algo que até então não era feito de forma clara. Fomos além da mera descrição dos cursos e apresentamos uma empresa sólida, com metodologia própria e entrega diferenciada”, diz Fabiana.
IMAGEM DOS CATÁLOGOS
Uma Linguagem Corporativa Mais Atual
O próximo grande desafio era remodelar a complexa e confusa proposta comercial. Novamente, utilizou-se as técnicas de storytelling para explicar todas as fases da metodologia de entrega dos treinamentos. Esta, chamada de Método i+5, engloba não apenas a realização de um curso, mas parte de um diagnóstico para entender as necessidades do cliente, passa pelo engajamento dos alunos, a sustentação (materiais avulsos encaminhados pós-treinamento) e a transferência (feedback final). Mais uma vez, um trabalho de redação de discurso de marca.
“Personificamos a marca Integração a fim de que o cliente percebesse nas mensagens que estava falando com alguém amigável e confiável, e que ele seria respondido prontamente porque a empresa se importa com ele”, explica Luciano. “Quando se faz isso, o cliente se sente encorajado a interagir com a marca como se ela fosse uma pessoa. Isto é, trata-se de um trabalho de humanização da marca que torna a comunicação eficaz”, acredita.
Já os vídeos promocionais foram enriquecidos com a linguagem de motion graphics. “Com ajuda de animações, materiais que já eram conhecidos e esperados ganharam uma roupagem mais profissional, tornando-se um produto ainda mais impactante”, afirma Luciano.
O Marketing de Conteúdo para Geração de Valor
Sua empresa como produtora de conteúdo e autoridade no assunto
Depois que as peças básicas estruturais estavam consistentes, chegou o momento de focar na geração de valor da marca para o cliente final. A jornalista Simone Costa foi, então, convidada a liderar a produção de marketing de conteúdo. Um dos principais pilares dessa produção foi a criação de pautas semanais para o blog da Integração. “Fizemos muitas entrevistas com os consultores sobre os temas que eles dominavam. Eles também produziram artigos mais aprofundados. Assim, implantamos um marketing de conteúdo de qualidade e relevante”, lembra a jornalista.
As matérias seguiam as regras de redação, sem descuidar, no entanto, das técnicas de otimização para mecanismos de busca (SEO). Estas são fundamentais para o ranqueamento dos textos no Google. Os artigos dos consultores também eram editados para garantir a clareza e se adaptarem às estratégias de SEO. O trabalho de marketing de conteúdo rendeu ainda e-books que os clientes baixavam gratuitamente depois de fazer um cadastro. Isso deu continuidade ao processo de qualificação de mailing e geração de novos leads.
Outra inovação trazida por esse olhar do marketing de conteúdo foram as lives no Facebook. Elas abordavam os cursos oferecidos pela empresa ao mesmo tempo em que discutiam assuntos de interesse do público. As lives trataram, por exemplo, de administração do tempo, do papel do consultor de RH ou dos benefícios da mentoria para os profissionais.
IMAGEM DOS CATÁLOGOS
Nova Marca para a Conquistar
O diferencial de uma empresa deve estar muito claro para o mercado
Havia ainda a reformulação das marcas das empresas do grupo. Uma delas era a da Conquistar, que, até então, não possuía nenhuma rede social e estava com uma comunicação bastante ultrapassada. Mas, em agosto de 2018, Fabiana refez todo o branding e a marca foi finalmente posicionada como empresa do grupo. Vale lembrar que essa questão havia aparecido no diagnóstico inicial e era essencial para garantir a comunicação corporativa eficaz.
Com a nova marca, mídias sociais criadas e um argumento de comunicação definido, tornou-se possível organizar um evento importante para a Conquistar. O Game Day havia acontecido somente uma vez, mas ganhou impulso na edição de 2019 a partir de uma comunicação mais jovem e dinâmica. O evento de apresentação de jogos envolveu os cerca de 50 clientes convidados e, como resultado, houve aumento de vendas naquele ano.
Outros Nomes e Logomarcas Renovados
Primeiramente, o antigo CAPI, marca dos cursos online, mudou radicalmente. Um dos resultados do diagnóstico de posicionamento da marca mostrou que esse sistema de educação a distância era um diferencial não explorado.
“CAPI (Comunidade de Aprendizado Interativo) não apontava para nada, ou seja, não trazia valor ao usuário. Para criar o novo nome, buscamos referências na própria empresa. Muitas esculturas do Fernando Cardoso tinham asas estilosas. Além disso, a palavra asas remete à liberdade. Isto é, quando obtemos conhecimento, nos libertamos. Assim chegamos ao nome e slogan: Asas. Aprenda a Voar”, descreve Luciano. As peças de design da plataforma foram criadas para que o usuário entendesse o conceito. Assim nascia uma nova frente de negócio.
IMAGEM DOS CATÁLOGOS
Em seguida, a locação de salas ganhou marca própria. O serviço existia sob a sigla ITC (Itaim Training Center), nome que também não traduzia o novo espírito do grupo. Luciano buscou características relacionadas à estrutura física e à localização para criar o nome. Dessa forma nasceu o Polo Itaim, marca que destaca a localização nobre em São Paulo. De conformidade com a mudança da marca, as peças de design incorporaram o conceito de hub moderno para reuniões, treinamentos e eventos.
Finalmente, a Carvalho & Mello, antes parceira, tornou-se parte do grupo. Por isso, foi preciso rever a marca com o intuito de aproximar seus elementos, por exemplo a fonte e o símbolo, da marca da Integração. Da mesma forma, modificou-se as cores com o propósito de adicionar vibração e vivacidade.
Aumento de Seguidores nas Redes Sociais
Um trabalho de formiguinha e atento às reações do público com o propósito de fortalecer a comunicação corporativa
A modernização da linguagem chegou às redes sociais LinkedIn, Instagram, Facebook e Youtube. Foram feitos posts com várias finalidades, por exemplo chamadas para cursos, agenda, promoções, datas comemorativas, assim como divulgação de eventos. Eles serviam ainda para compartilhar matérias publicadas no blog, convites para lives ou novos vídeos no YouTube. Essa estratégia resultou em um aumento do número de seguidores em todos os canais. “Os clientes perceberam que as redes sociais da Integração eram meios para se informar sobre os cursos, bem como fonte de conhecimento sobre assuntos relevantes para o dia a dia”, afirma Simone.
Com esse time de peso e um trabalho criterioso, em dois anos o número de seguidores cresceu 249% no Instagram, 83% no LinkedIn e 183% no Facebook. O blog obteve um crescimento de 137% em visualizações de página em virtude de pautas com temas relevantes e aos cuidados com as regras de SEO. O trabalho envolveu também a readequação de todas as matérias já publicadas no blog entre 2012 e 2020.
IMAGEM DOS GRÁFICOS DAS REDES SOCIAIS
Newsletter mais Informativas e Frequentes
A empresa já enviava boletins mensais aos clientes com resumo dos textos do blog ou dos vídeos publicados no YouTube. Também disparava todos os meses uma versão interna que trazia informações exclusivas para os colaboradores. As duas newsletters ganharam novo layout e descrições mais atrativas, de tal forma que ampliou ainda mais a audiência do blog.
O boletim interno passou a chamar mais a atenção dos profissionais. Eles se sentiram mais próximos e participativos. Até para aqueles sem acesso a e-mail, criou-se uma versão encaminhada pelo WhatsApp. “Os colaboradores, não só os que ocupavam cargos executivos, como também aqueles cuidavam da limpeza, comentavam sobre a mudança da newsletter interna e diziam se sentir mais por dentro do que acontecia na empresa. Esse foi, de fato, um fortalecimento do endomarketing na Integração”, diz Simone.
Mailing Mais Eficiente
O e-mail marketing continua sendo uma ferramenta poderosa para atrair futuros compradores e para manter os clientes conectados com a empresa. Mas, no caso da Integração, modernizar a linguagem não era suficiente. A empresa tinha um mailing com mais de 70 mil nomes e pouca finalização de compra. Por causa disso, esse mailing precisou de uma etapa intensa de limpeza, otimização e segmentação. Por consequência, houve a elevação da taxa de engajamento.
A grande Reformulação do Site
Deixando de ser um site confuso para se tornar um verdadeiro e-commerce de cursos
O esforço para melhorar a comunicação corporativa exigia ainda um novo site. A inserção de conteúdos acontecia sem planejamento. Por causa disso, as informações ficavam dispersas e confusas. Dessa forma, prejudicava as vendas, pois os clientes tinham dificuldades até mesmo em entender o que a empresa entregava. A desorganização do site atrapalhava ainda o posicionamento da marca nas buscas orgânicas pelo Google.
Em 2019, a designer Fabiana coordenou o desenho do novo site com um único objetivo: torná-lo um e-commerce. “Novamente, realizamos entrevistas para entender as demandas da equipe de vendas. Em seguida, fizemos vários wireframes (protótipos estáticos) e adição dos conteúdos. O processo durou um ano”, explica.
Nesse meio tempo, houve a oportunidade de editar o conteúdo, deixando-o mais objetivo, padronizado e dentro das hierarquias corretas. “Essa organização começou pela home. Separamos o que era curso, o que era solução customizada e o que era empresa do grupo. Para isso, usamos recursos visuais como cores, caixas e fotos”, enumera Fabiana.
O conteúdo contou com um exaustivo trabalho de adequação de SEO para mais de 100 cursos. “Foi um grande desafio! Em resumo, houve a pesquisa por palavras-chave capazes de diferenciar um curso do outro e a preocupação com as recomendações de SEO. Patrocinar posts é importante, mas a base do sucesso online está no SEO”, explica Luciano. O novo site da Integração, mais moderno e responsivo, foi lançado em junho de 2020. Um passo fundamental na consolidação da comunicação corporativa mais eficaz.
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Esforço de Guerra Durante a Pandemia
Campanhas temáticas, eventos com conteúdo diferenciado e convidados internacionais: entrega de valor para o cliente
Como mencionado anteriormente, o forte da Integração eram os cursos presenciais abertos para o público ou aqueles ministrados em empresas. Com a pandemia do novo coronavírus, o grupo parou em março de 2020 e precisou se reinventar com aulas online ao vivo. O papel da equipe de Marketing foi fundamental. “Por causa desse cenário, bolamos estratégias como cupons de desconto e campanhas temáticas. Graças a esse esforço, tivemos um boom de vendas no período”, conta Fabiana.
Outras ações importantes no período foram: palestras online com conteúdos de qualidade para o momento de incertezas, a primeira versão online do Game Day com jogos corporativos virtuais e um evento que reuniu, por videoconferência, importantes nomes do desenvolvimento profissional de diferentes continentes. “Com essa sequência de eventos ao vivo e com temas que buscavam inspirar os participantes, a Integração se manteve sempre online e relevante durante todo o ano de 2020. Tivemos, então, a constatação da comunicação corporativa mais eficaz”, enfatiza Luciano.
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Recompensa
Por que a Integração é um case de sucesso da PostOffice?
É Simples Assim:
O mercado, atualmente, entende o que a Integração oferece. A comunicação da empresa se modernizou e, como resultado, ganhou seguidores, clientes e funcionários engajados. Esse novo cenário surgiu como resultado de 4 anos de um intenso trabalho de profissionais da comunicação com experiência somada de mais de 60 anos.
A Integração tinha questões profundas na organização do portfólio, na comunicação corporativa, assim como em seu posicionamento. Portanto, corria o risco de se tornar antiquada. Isso refletia diretamente nas vendas e no engajamento interno. “Uma empresa deve ter seu branding definido, seguir seus valores e missão e ter uma visão de futuro para alcançar suas metas. Ou seja, o mercado precisa entender claramente o que ela vende e qual é seu diferencial. Nosso trabalho introduziu esse cenário na Integração”, afirma Fabiana.
O marketing de conteúdo também gerou frutos. Como vimos anteriormente, houve aumento significativo de visitas ao blog e de seguidores nas redes sociais. Mas, principalmente, reforçou o papel da Integração como geradora de conteúdo. “Conseguimos garimpar muitas pautas e materiais e, assim, com esse trabalho de curadoria, conferimos autoridade à empresa como produtora de conteúdo”, afirma Simone.
O processo para tornar a comunicação corporativa mais eficaz acabou influenciando, inclusive, na criação de produtos. É o que acredita Luciano. “Se a Integração quer se mostrar como moderna, os produtos precisam ter a mesma característica. Acredito que nesse processo, os produtos influenciaram a comunicação e vice-versa, num mecanismo de retroalimentação. Assim, surgiram cursos mais ágeis e dinâmicos”, finaliza.