A PostOffice acaba de entregar novos logotipo e slogan para a Halley. Criada em meados da década de 1990, a Halley é uma empresa de logística com foco, principalmente, no transporte de materiais biológicos de alta complexidade. Seu logotipo anterior era de 2011. “Uma das razões para modernizarmos o logotipo é que a tipologia utilizada já está em desuso. Isto é, ela é fina e achatada, o que dificulta a leitura. Além disso, não transmite as características essenciais que a empresa precisa mostrar”, explica Fabiana Reis, design lead da PostOffice.
“Gostamos muito do resultado. Tá indo bem!”
Marcio Mantello | Diretor Executivo da Halley
Mudança da imagem e nova tipologia
Primeiramente, o estudo para a nova marca deu atenção especial ao desenho de um homem que segura um globo no logotipo antigo da empresa. Fizemos uma pesquisa que elencou uma nuvem de palavras relacionadas ao universo de atuação da Halley, chegando-se à conclusão de que os elementos mais relevantes para a marca eram “logística”, “expressa” e “seguro“.
“Os dois primeiros elementos estavam relacionados ao nome da empresa. O globo sendo sustentado por alguém não tem relação com o que a Halley precisa comunicar”, afirma Fabiana. “Quanto ao seguro, deixamos para destacar no slogan”, complementa.
Vale aqui observar que o nome da empresa, inspirado no cometa Halley, que cruza o céu e fica visível para os terráqueos somente a cada 75 anos, foi escolhido por passar a sensação de rapidez. Assim, o desenho anterior deu lugar a um elemento estilizado que lembra o cometa em ascensão.
Em seguida, a pesquisa pela nova tipologia guiou-se pela necessidade de encontrar aquela que representasse a rapidez, a segurança e a certeza de que a empresa é qualificada para o trabalho que desenvolve.
Dessa forma, a escolha da tipografia recaiu sobre a Gotham, capaz de imprimir essas características ao logotipo.
A busca por uma frase de efeito
A questão da segurança, como dissemos anteriormente, resolveu-se com um slogan. “Trabalhei com a nuvem de palavras para chegar a uma frase que complementasse o logotipo e transformasse a marca da Halley em algo mais forte”, conta Luciano Melo, strategy lead da PostOffice.
A frase surgiu num processo de reflexão sobre o que era mais importante para o cliente da Halley. A preocupação de quem faz uma remessa ou espera uma entrega é se o item vai chegar na hora e se vai chegar bem. Assim nasceu o “Tá indo bem“.
No lugar do “Como estou dirigindo”, a Halley poderá, por exemplo, utilizar o “Como estou indo?”. E as respostas vão mostrar a rapidez e a segurança que a empresa oferece: “Tá indo seguro”, “Tá indo rápido”, “Tá indo bem”.
Próximos passos
Com sua marca renovada, a Halley também terá em breve um novo site. Na segunda etapa, a PostOffice fará todo o planejamento editorial e, em seguida, o conteúdo do blog e das redes sociais da empresa. “Já fizemos entrevistas com os diretores para desbravar os detalhes do serviço que eles prestam e para conhecer a história da Halley. Como resultado de uma ampla pesquisa de pautas, teremos um blog com muita informação interessante e relevante para os clientes da empresa”, afirma Simone Costa, content lead da PostOffice.
Quando apresentamos aos diretores da Halley a proposta da nova marca, perguntamos a eles qual a impressão sobre a conclusão da primeira fase da parceria com a PostOffice. Marcio Mantello, diretor executivo da Halley, respondeu: “Gostamos muito do resultado. Tá indo bem!”. Prova de que o slogan já foi incorporado pela equipe.