Blog corporativo: por que sua empresa precisa ter um

Com um blog corporativo, mais páginas da sua empresa são indexadas no Google, aumentando as chances de aparecerem nas buscas. O resultado é mais visibilidade e credibilidade para a marca, além de geração de leads

Já se vão quase três décadas desde que foi publicado aquele que é considerado o primeiro blog. Em novembro de 1994, o cientista brasileiro Claudio Pinhanez, que na época trabalhava no MIT Media Lab, começou seu “Open Diary”. Na década seguinte, a internet se popularizou e os blogs pessoais proliferaram. As empresas, então, perceberam que a ferramenta também poderia ser interessante para elas. 

Em 2004, a Microsoft foi pioneira ao lançar um blog corporativo. O Channel 9 surgiu com o objetivo de melhorar a reputação da empresa, que estava em baixa. Logo depois, outras organizações criaram seus espaços de conteúdo online.  

Com mudanças tão rápidas no mundo virtual, você deve estar se perguntando se ainda faz sentido manter um blog corporativo. A resposta é sim e vamos enumerar as 3 principais razões neste artigo:

  1. Mais visibilidade para a marca
  2. Credibilidade para sua empresa
  3. Geração de leads com um blog corporativo

1. Mais visibilidade para a marca

As estratégias de marketing digital são fundamentais para a sobrevivência de qualquer negócio na internet. Entre aquelas mais eficientes está o marketing de conteúdo.

Por isso, ao manter um blog corporativo, mais páginas da empresa são indexadas no Google. Algo fundamental, já que o Google é a ferramenta de busca que domina cerca de 97% de todas as pesquisas feitas na rede. Isso significa um aumento da chance de aparecer organicamente — isto é, sem pagar — nos resultados de busca. 

Mais Visibilidade para Marca

Mas atenção: é preciso caprichar nos textos. Alguns passos para acertar nesse quesito:

Elabore os textos de acordo com suas personas

A persona, de maneira simplifcada, é o seu cliente típico, Você consegue descrevê-lo listando as principais características, como idade, sexo, hábitos, gostos etc. A sua empresa pode ter mais de uma persona e produzir conteúdo para todas elas. Após definir as personas, o próximo passo é planejar o conteúdo pensando nas dúvidas que cada uma delas poderia ter. Esse conteúdo, claro, deve estar relacionado ao seu negócio. Se você tem um pet shop não irá fazer textos sobre como cuidar de flores.

Personas

Vamos dar um exemplo de estratégia real. Uma sociedade médica queria aumentar o engajamento na rede como forma de divulgar informações sobre determinada doença e tratamentos. A entidade também tinha o objetivo de reforçar o seu papel frente aos seus afiliados. Ela precisava, portanto, criar conteúdos para o público em geral, que buscava esclarecimentos sobre saúde, e para os médicos daquela especialidade. 

Suponhamos, então, que uma persona é um homem de meia idade, que faz acompanhamento médico pelo SUS e mora no interior de São Paulo. A outra persona é uma médica de 30 anos que quer entender como a sociedade da qual ela faz parte auxilia na formação da classe. 

Para a primeira, produzimos matérias com especialistas explicando sobre o tratamento pelo SUS daquela doença. Já para a segunda, fizemos textos com foco em programas de residência e como a sociedade auxiliava seus afiliados nesse processo. 

Tire as dúvidas das personas em cada etapa da jornada de compra

Além de produzir conteúdos específicos para cada persona, pense em pautas que orientem na jornada de compra. Esta tem quatro etapas:

  • Aprendizado e descoberta
  • Reconhecimento do problema
  • Consideração da solução
  • Decisão de compra
Personas na Jornada de Compra

Vejamos o exemplo de uma empresa de treinamento que oferece cursos para profissionais de RH. Um deles é voltado para a preparação de business partner (BP). 

Uma das personas da empresa é um analista de RH, 24 anos, recém-formado e preocupado com seu desenvolvimento. Ele ouve os colegas falarem sobre BP, mas não sabe o que é. Então, recorre ao Google. 

Ou seja, esse profissional está na fase de aprendizado e descoberta. Com foco em atrair a atenção dele, a empresa produziu textos explicativos sobre o assunto. 

Depois de entender do que se trata, o profissional começa a indagar se poderia atuar como BP. Por isso, ele retorna ao blog, onde ele encontra textos que o auxiliam nessa fase, que é a do reconhecimento do problema. Esse material explica, entre outros pontos, como é a formação do BP, a sua atuação, a média salarial e as possibilidades de crescimento na carreira. 

Ao perceber que ele poderia ser um consultor BP, o profissional parte, em seguida, para a procura de cursos. Como ele já tem sua marca em mente, vai se interessar em ler um case sobre a formação de consultores BP para uma grande organização. Ou seja, ele está na etapa de consideração da solução.

Assim, ao chegar na última etapa, que é a decisão de compra, o profissional já considera a possibilidade de se matricular. A empresa de treinamento, então, oferece a ele uma degustação do curso: um webinar com duração de 1 hora com uma professora especialista no tema. 

Dê atenção às técnicas de SEO

SEO é a sigla para Search Engine Optimization, isto é, otimização para mecanismos de buscas em tradução literal. Basicamente, SEO consiste em técnicas capazes de dar mais visibilidade para o seu site na busca orgânica (ou gratuita) do Google. 

Técnicas de Google SEO

Se você tiver o melhor conteúdo, mas não seguir as regras de SEO, as páginas não aparecerão bem ranqueadas nos resultados de pesquisa no Google. Por isso, o ideal é aprender como funciona a otimização para mecanismos de busca ou contratar um especialista para desempenhar essa tarefa. 

Mas ainda que a sua empresa tenha alguém ou uma agência, aprenda o básico. Dessa forma, você saberá o que solicitar de quem vai produzir o conteúdo. Existem bons cursos introdutórios gratuitos que você pode fazer para entender um pouco desse universo que é o SEO. 

Mantenha regularidade nas publicações

O ideal é estabelecer um calendário para os posts e publicar pelo menos uma vez por semana. Assim, aqueles visitantes que já conhecem o blog, saberão que há previsão de novo post em determinado dia da semana e retornarão para ler. Por outro lado, novos posts aumentam as chances de melhor ranqueamento nas buscas, fazendo com que as visitas continuem sempre ativas.

Mantenha regularidade

Vamos voltar ao exemplo da empresa de treinamento. Nela, trabalham professores de diferentes áreas que foram convidados a escrever sobre os assuntos dos cursos que ministravam. Graças a isso, foi possível ter conteúdo sempre disponível e temas de bastante interesse para os clientes e potenciais clientes da empresa. 

Escreva de maneira clara, simples e correta

Não basta ter a melhor pauta, ficar atento ao SEO, mas descuidar do texto. Lembre-se que os robôs do Google conseguem varrer o conteúdo e “enxergar” se é de qualidade. E ainda que alguns visitantes cheguem à sua página, eles logo a abandonarão se as informações não forem relevantes e esclarecedoras. 

Escreva de maneira clara

Outro ponto importante: planeje boas pautas com temas atemporais. Isso significa que sempre haverá alguém procurando por aquele assunto.

Para o blog da empresa de treinamento que citamos anteriormente, produzimos textos sobre diversos temas, como administração do tempo, liderança digital e o papel do business partner. Ou seja, os artigos publicados tratavam de um conceito e traziam explicações didáticas e dicas úteis. Além disso, o material era bem escrito e passava por um criterioso trabalho de edição e revisão. Dessa forma, os clientes que visitavam o blog sentiam que estavam aprendendo algo ao ler os textos.

2. Credibilidade para sua empresa

Oferecer conteúdo gratuito e de qualidade reflete positivamente na imagem da sua empresa. Vejamos mais um exemplo de como isso acontece. 

Uma loja online de roupas infantis atendida pela PostOffice tem como lema o consumo consciente. Além de vender peças com preços promocionais, a loja comercializa roupas usadas em boas condições. 

A fim de mostrar aos clientes a importância do consumo consciente e outros valores que permeiam essa questão, a loja criou um blog. Os conteúdos produzidos traziam dicas de como cuidar das roupas de bebês e crianças, escolher materiais mais duradouros, procurar por produtos mais em conta etc. Em pouco tempo, a loja começou a receber retorno dos clientes com elogios ao conteúdo. 

Credibilidade para sua empresa

A produção de conteúdo de qualidade confere também autoridade à marca. Vamos voltar mais uma vez ao exemplo da empresa de treinamento. Ao produzir matérias e e-books que esclarecem dúvidas dos clientes e ensinam algo a eles, a empresa reforçou sua autoridade no campo em que atua. Ou seja, ela passou a ser ainda mais considerada como referência no mercado.

3. Geração de leads com um blog corporativo

Aumentar a visibilidade da empresa na internet e ganhar autoridade são passos fundamentais para atingir outro objetivo não menos importante: a geração de leads. 

Geração de Leads

O visitante que chegou ao site da empresa de treinamento para entender o que é business partner ou aquele que visitou o blog da loja de roupas infantis para ler sobre como economizar nas compras online é um potencial cliente. Ele vai se transformar em lead ao se cadastrar para baixar um e-book sobre o tema. 

Para manter esse potencial cliente engajado, você pode oferecer a ele sempre mais conteúdo ao longo da jornada. Dessa forma, esse lead vai sendo cativado e qualificado para se tornar um cliente de fato. 

Jornalista Simone Costa

Por Simone Costa | Content Lead da PostOffice

Crédito das imagens: Freepik Storyset

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