Identidade da marca: entenda esse conceito

A identidade da marca nasce junto com a ideia de criação de uma empresa, produto ou serviço. Quando bem definida, faz com que a marca seja sempre lembrada pelos clientes.

Um processo bem conduzido de criação de uma empresa começa com a elaboração do plano de negócio. E no momento em que uma nova empresa está surgindo, inicia-se também a construção da identidade da marca, quando algumas questões precisam de respostas:

  • O quê? 
  • Onde? 
  • Quando? 
  • Como? 
  • Por quê?
Motivação por trás da ideia

É necessário definir, portanto, o que é o negócio, aonde se quer chegar com ele, quando entrará em ação, como será a atuação e por que está sendo criado. Entender a motivação por trás da ideia de um novo negócio e tudo o que vem atrelado a ele é fundamental para construir a identidade da marca. Ao mesmo tempo, esse processo dá origem à missão, visão e valores da empresa e orienta o design de produtos ou a oferta de serviços, a estratégia de venda, bem como todo o planejamento de marketing. Da mesma forma, conduz a criação do logomarca e seu manual de uso. Este é essencial porque é nele que se encontram as expressões físicas, comportamentais e sensoriais da marca. Assim, com todos esses aspectos bem desenhados, a empresa terá uma comunicação eficaz com o mercado.

Só para exemplificar, vamos acompanhar como nasceu a identidade da marca Pig Pega, trabalho que faz parte da história da PostOffice.

Pig Pega e a sua identidade da marca

A loja online Pig Pega surgiu da percepção de sua proprietária de que há desperdício de roupas infantis uma vez que as crianças crescem rapidamente. Por trás da identidade da marca que estava sendo criada circulavam, então, os conceitos de sustentabilidade e economia. Foi dessa maneira, ancorada nesses objetivos, que a Pig Pega nasceu como um canal onde pais e mães podiam vender peças em bom estado, mas sem utilidade para suas crianças. Ao mesmo tempo, a loja oferecia produtos novos e de qualidade a preços acessíveis. 

Em suma, o ideal de evitar desperdícios, ser sustentável e ainda economizar moldaram a missão da loja e seus valores. Da mesma forma, orientou a criação do nome e da logomarca. 

Interessante observar como o nome relaciona-se com a história por trás da marca, ou seja, com a sua identidade ao surgir. O processo de naming, ou seja, de criar um nome para o projeto desencadeou as demais ações. Como se tratava de uma loja de roupas infantis, a brincadeira pique-pega veio à tona e houve a associação com os famosos cofrinhos em formato de porquinhos. Daí Pig Pega, isto é, um porquinho que corre atrás de economia, não apenas por meio de boas compras, como também reaproveitando o que se tem parado em casa. Como consequência de uma identidade da marca forte, a loja colocou em prática suas estratégias de comunicação, que incluíram redes sociais, e-mails marketing e blog, entre outras.

A importância de ter uma identidade bem definida

Em síntese, vimos no breve exemplo da Pig Pega que a identidade da marca teve como resultado a definição de todos os aspectos importantes relacionados ao negócio. Ou seja, quando o empresário deseja criar um universo diferenciado, precisa partir da construção da identidade. Consequentemente, se essa identidade da marca é bem definida e tem um perfil forte, o público logo percebe essas características. Sem dúvida, muitas pessoas vão se identificar com a proposta da marca por enxergá-la como original

Vamos a um exercício. Pense, por exemplo, na Apple. Quais palavras, elementos visuais ou emoções vêm à sua mente quando você pensa na marca? Com certeza, os “Apple lovers” têm muitas percepções sobre seus produtos. Criada em 1976 por Steve Jobs, Steve Wozniak e Ronald Wayne, a Apple introduziu novas formas de interagir com computadores e celulares, ao mesmo tempo em que facilitou o uso da tecnologia. Tudo o que a Apple conquistou nesses mais de 40 anos está associado à identidade da marca, que conferiu a ela:

  • senso de originalidade;
  • confiança dos consumidores, pois eles sabem exatamente quem é a Apple, como a marca atua e se posiciona no mercado;
  • sentimento de admiração por parte dos seus clientes, que esperam ansiosos cada lançamento.

Em outras palavras, podemos afirmar que a Apple fez um excelente trabalho de definição da identidade da marca, pois é a percepção que os clientes têm da empresa parece estar alinhada ao que ela sempre cultivou.

O que sua empresa ganha com uma identidade forte

Conforme vimos, ter uma identidade da marca bem definida só traz benefícios para seu negócio. Claro que uma loja pode vender bastante em alguns períodos por causa de promoções e facilidades de compra. Mas, para se sustentar ao longo do tempo, é preciso fortalecer a marca para que ela seja lembrada pelos clientes. 

Vale destacar que os elementos que compõem a marca devem ser padronizados, de forma que qualquer pessoa os identifique e entenda que fazem parte daquele universo específico. Isso não quer dizer que devam ser iguais, mas que seguem determinadas regras.

Vamos a outro exemplo: imagine que você está em um supermercado e quer encontrar panetones. No caminho para o setor de pães, você se depara com um quiosque branco, três pedestais com celulares e a frase: “think different”. Sua cabeça está no pão, mas outra marca surgiu aqui: a Apple. A simplicidade, as cores e a forma de apresentar o produto é sempre igual, é padronizada. Todo mundo identifica esses elementos como característica da marca, algo fundamental para se destacar no excesso de produtos e serviços que temos hoje. Isso é identidade de marca: um conjunto de elementos que identificam a empresa em qualquer lugar. É seu RG.

Tenha em mente que os clientes tomam decisão de compra não apenas com base no preço. Isto é, algumas vezes, eles escolhem um produto ou serviço por causa de status e características relativas ao estilo de vida que levam. E um cliente identificado com sua marca pode se tornar um divulgador dela. Em suma, ele pode ser o melhor promotor do seu negócio ao compartilhar, de forma espontânea, sua marca nas redes sociais ou nas rodas de conversa. Não existe marketing melhor que esse, não é mesmo?

Por Fabiana Reis | Design Lead da PostOffice

Crédito das imagens: Freepik Storyset

2 comentários em “Identidade da marca: entenda esse conceito”

  1. Parabéns a toda a equipe da Postoffice!!! Agência jovem, dinâmica, cheia de ideias inovadoras. Comunicação perfeita com o cliente, dicas inteligentes de como alavancar novos negócios. Nós da Divalor soluções em tecnologias acreditamos no trabalho da Postoffice.

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