8 dicas para empoderar seu e-mail marketing

Talvez você tenha visto o título deste artigo e esteja se perguntando se e-mail marketing ainda funciona. Sem dúvida, a resposta é sim! E-mail marketing é uma das principais formas de criar e alimentar contatos, pois é muito mais personalizado que um anúncio. O levantamento mais recente do Radicati Group — empresa americana de pesquisa de mercado com foco em informática e telecomunicações — aponta que o e-mail continua sendo a ferramenta de comunicação eletrônica mais utilizada pelas empresas para atingir seus consumidores. 

De acordo com o estudo do Radicati Group, o tráfego total de e-mail em todo o mundo, incluindo mensagens comerciais, deve ultrapassar 319 bilhões até dezembro. E a estimativa é que cresça para mais de 376 bilhões de mensagens até o final de 2025.  

Uma outra pesquisa realizada pela Emarsys, líder global em plataformas de engajamento de clientes, revelou que 81% dos pequenos negócios usam o e-mail como principal canal de aquisição de clientes

Os dados dessas pesquisas mostram um mundo de possibilidades para a comunicação enviada em forma de e-mail marketing. Mas para que essa ferramenta seja mesmo eficiente, é preciso alguns cuidados. Vamos enumerá-los aqui:

1. Construa sua lista 

Antes de mais nada: não compre uma lista de contatos! Mais cedo ou mais tarde, as pessoas que recebem seu e-mail marketing sem ter optado por isso, vão sair da lista ou vão denunciar como spam. Portanto, só envie para os contatos que são opt-in. Fazer spam prejudica a imagem da sua marca, bem como afeta os resultados das campanhas. 

O que recomendamos fortemente é que você busque maneiras de captar a atenção das pessoas. Por exemplo, produza conteúdo de qualidade em um blog da sua empresa ou ofereça materiais como um e-book relacionado ao serviço que você presta para ser compartilhado nas redes sociais. Ao perceber o e-book como um brinde, os internautas interessados preencherão os dados em uma landing page para, dessa forma, baixar o material. Assim, você atrai contatos que aceitam entrar para sua lista. Em seguida, é só cuidar para mantê-lo. 

2. Tenha claro qual o objetivo do e-mail marketing

Nunca dispare um e-mail marketing apenas por disparar. Tenha clareza do objetivo da mensagem: é para oferecer um produto, informar sobre algo, oferecer um brinde como estratégia para captar leads, gerar indicações? Pense estrategicamente: o que a sua lista de contatos gostaria de receber neste momento? Você pode, inclusive, segmentar essa lista e elaborar diferentes e-mails, específicos para cada grupo. Como resultado de um bom planejamento, que começa pela definição do objetivo, a taxa de sucesso da campanha tende a ser maior

3. Capriche no template e use uma linguagem bacana

Logo depois de definir o objetivo, dê atenção especial ao template. Faça um layout simples e amigável, com uma proporção de texto e imagem que deixe o e-mail marketing leve e atraente. Lembre-se: texto demais cansa. Por outro lado, utilizar só imagem aumenta a chance de a mensagem ir parar na caixa de spam. 

Certifique-se de que haja um botão call-to-action em destaque. É ele que vai direcionar o contato para o blog, landing page ou site. Evite deixar o botão como último elemento do e-mail. Há dados que mostram que mais da metade das pessoas que abrem o e-mail não rolam a mensagem até o fim.

Do mesmo modo, elabore um texto que transmita uma mensagem clara e convidativa, ou seja, capaz de fazer com que o contato clique no botão call-to-action

Mais um detalhe: o template e a linguagem devem ser mantidos nos envios seguintes. Deixe em evidência a identidade visual da sua marca. Dessa maneira, seus contatos logo vão reconhecer quem é o remetente. 

4. Instigue a abertura do e-mail marketing

De nada adianta construir uma mensagem interessante e com um layout bacana se o assunto do e-mail não chama a atenção do contato. Dê motivos para que ele queira abrir seu e-mail. Conforme as dicas dadas pelo MailChimp, plataforma de automação de marketing e serviço de e-mail marketing, a frase no assunto não deve passar de 60 caracteres. Além disso, o subject não deve conter mais do que duas formas de pontuação, ou seja, exclamação, interrogação etc, e, no máximo, um emoji.

Então, crie uma frase de efeito, um título matador que instigue a curiosidade e seja capaz de fazer a pessoa abrir e ler o e-mail. Mas cuidado: atente-se ao que você oferece. Não tente ludibriar o contato. Isto é, seja persuasivo, mas sem frustrar as expectativas. Senão, os próximos e-mails podem ir parar na lixeira. 

5. Mantenha a frequência do e-mail marketing

Enviar e-mail marketing toda hora pode ser um problema. Mas não ter uma certa frequência no disparo também não é nada bom. A dica é testar até encontrar a frequência ideal. Isso virá com o conhecimento dos seus contatos. Observe o comportamento deles, a taxa de abertura, os links mais clicados, os interesses etc. Veja ainda os resultados em diferentes dias e horários.   

6. Nada de no-reply 

Cada vez mais, as pessoas buscam humanização nas relações, mesmo quando se trata de um contato comercial ou de negócio. Por isso, não cadastre o seu remetente como no-reply. Permita que os seus contatos sintam a proximidade que têm com sua marca. Sem dúvida, agrega muito valor quando os contatos sabem que é fácil falar com você

7. Não se esqueça da opção de descadastro

Parece óbvio, mas existem empresas que ainda enviam e-mail marketing sem essa alternativa. Deixe o contato livre! Se ele quiser sair da lista, que encontre com facilidade a opção de descadastro. Como resultado, sua empresa diminui bastante as taxas de marcações como spam. 

De vez em quando também vale a pena limpar a sua lista. De repente, alguém não optou por sair, mas não mostra nenhum engajamento com as mensagens. Então, desapegue-se e delete esse contato. Assim, ele não prejudica os resultados das suas campanhas. 

8. De olho nos resultados 

Analise os resultados de cada campanha e compare-os ao longo do tempo. São esses dados que vão ajudar a planejar cada envio, elaborar os objetivos das mensagens, além de permitir medir o engajamento. Observe a taxa de entrega e de erro, a de abertura, os cliques, os descadastrados e o perfil de quem abriu o e-mail marketing. Tudo isso permite corrigir a rota das campanhas, assim como dá insights para novas ações, segmentações, frequência e horário de envio.  

Espero ter tirado as dúvidas sobre missão, visão e valores. Se a sua empresa ainda não tem esses esses pilares definidos, mãos à obra! Afinal, eles são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.

Por Luciano Melo | Strategy Lead da PostOffice

Crédito das imagens: Freepik Storyset

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