Case Fortune: novo site destaca gestão de patrimônio personalizada

Na era digital, ter um site bem feito é fundamental para valorizar e fortalecer uma marca. Construir sites que ressaltem os diferenciais de um negócio e facilitem a comunicação com os clientes faz parte da expertise da PostOffice. Em maio, a agência entregou o novo site da Fortune Wealth Management, criando uma personalidade marcante da empresa na web.

“O resultado ficou excelente! Atendeu às expectativas. Recomendo”.

Daniel Klein, sócio da Fortune Wealth Management

Fundada no Brasil em 2019, a Fortune é filiada à Associação Brasileira das Entidades dos Mercados Financeiro e de Capitais (Anbima). Dois anos depois, obteve a habilitação da Comissão de Valores Mobiliários (CVM) para gerir recursos de terceiros. A empresa oferece esse serviço de maneira bastante personalizada. Seu alvo é administrar grandes fortunas. 

Ter o site atualizado, com todas as informações de acordo com as regras estabelecidas pelas entidades reguladoras, era um dos requisitos para a Fortune atuar no país. Além disso, a empresa sentiu a necessidade de modernizar a página que estava no ar. O objetivo era que ela refletisse seu papel no nicho do qual faz parte. Assim, os profissionais da PostOffice entraram em campo

O briefing 

O ponto de partida do trabalho da PostOffice foi uma apresentação da empresa em PowerPoint. A ideia era transformar o PPT em site, conforme descrição feita durante o briefing. No entanto, não se tratava apenas de transferir o conteúdo para uma página na internet. “Vimos que seria preciso adequar a linguagem e o layout, pois um site funciona de forma diferente de uma apresentação em PPT. O briefing foi muito bem feito, o cliente tinha ciência do que ele necessitava“, explica Fabiana Reis, designer lead da PostOffice. “Nosso principal requisito era que o resultado fosse um espaço para encantar os clientes”, afirma Daniel Klein, sócio da Fortune.

Visto que a Fortune oferece um serviço bastante exclusivo, um dos pedidos da diretoria era que o projeto fosse o mais simples possível. A meta era apresentar o conteúdo de forma elegante, a fim de atender às expectativas de olhares exigentes. Afinal, o público da Fortune consome serviços extremamente únicos. Dessa forma, ele seria instigado a entrar em contato com a empresa. 

Na reunião de briefing, o time da PostOffice levou a direção da empresa a pensar sobre a sofisticação de seus clientes. “Na nossa conversa vimos que se tratavam de pessoas que estavam acostumadas a visitar páginas de hotéis de luxo, de venda de iates, bem como de materiais de golfe”, conta Fabiana. “Assim, conseguimos elaborar a persona da Fortune. Dessa forma, percebemos que o refinamento deveria estar presente no layout“, completa.    

Primeiro passo: a estrutura do novo site

Com o PPT em mente e o briefing bem definido, em primeiro lugar era preciso configurar a estrutura que receberia imagens e textos. 

Nesse momento, elabora-se um mapa do site. Isso influencia em outras decisões, como o número de páginas e a escolha do template, ou seja, o modelo visual. Este deve estar definido antes da construção em si, pois o tipo de template já delimita a quantidade de imagens, efeitos visuais e assim por diante. “Decide-se tudo isso logo no início. Dependendo do elemento extra que entra após a definição do projeto, pode conflitar visualmente com os demais e parecer um acréscimo aleatório. E isso nós não queremos”, alerta a designer. Em seguida, ocorre a escolha e a instalação dos plugins para serem, então, configurados no provedor.

Nesse processo de estruturação, a PostOffice contou com a parceria da Hubway. A empresa fez a instalação, configuração e armazenagem da página em seu provedor. Ao final, realizou também a migração do produto pronto para a hospedagem da Fortune.  

Imagens que transmitem sofisticação

A carta na manga para fugir de fotos já muito utilizadas de bancos de imagens foi recorrer ao Unsplash. Esse banco de imagens gratuitas oferece fotos diferenciadas, com alta qualidade e um olhar diferente dos acervos mais populares. As imagens em tons mais escuros cumpriram o papel de mostrar ao público a seriedade e o refinamento. Fabiana lembra que as fotos não são os itens principais na página, mas têm um importante papel de transmitir uma mensagem subliminar do que a empresa oferece. “Escolhemos fotos que criam um cenário capaz de mostrar onde a marca está inserida. As imagens que usamos deram esse ar de sofisticação que o briefing nos indicou“, conta. 

O template ideal

A busca pelo requinte passou ainda pela escolha do template. Assim como nas fotos, a opção foi por tons mais escuros. Como resultado, chegou-se ao ambiente exclusivo com os quais os clientes da empresa estão acostumados. O laranja, cor principal da marca, ficou reservado somente aos detalhes em destaque, por exemplo, em certos títulos, caixas, bem como fios e links. 

A fonte também mereceu um olhar atento. Mais fina e volumosa, ela foi utilizada em títulos curtos, com informações breves e certeiras. O intuito foi imprimir ao conjunto a elegância desejada e chamar a atenção para pontos específicos.

Linguagem adequada e instigante

O conteúdo do site de uma empresa que trabalha com gestão de recursos segue regras rigorosas. Mas, além de estar de acordo com a legislação, precisa passar credibilidade e instigar o visitante a saber mais sobre a empresa. Foi isso que guiou a adaptação do texto do PPT para o novo site. “Além do ajuste para a linguagem online, tivemos o cuidado de escrever afirmações realistas e verificáveis para que o texto estivesse em conformidade com as normas de compliance”, garante Luciano Melo, strategy lead da PostOffice. 

“É preciso que o visitante encontre a informação rapidamente”.

Luciano Melo / Strategy Lead da PostOffice

Ao contrário de uma apresentação em PPT, que tem uma narrativa sequencial e linear, o site deve valorizar as melhores práticas de copywriting, principalmente a escalabilidade. “É preciso que o visitante encontre a informação rapidamente. Isso pode ser feito com o uso de intertítulos e pontos de destaque no conteúdo das páginas”, explica Luciano. 

Ainda que aparecer nos resultados de busca no Google não fosse uma demanda inicial, a equipe da PostOffice mostrou à diretoria da Fortune que era importante ter um site otimizado pelas regras de SEO. Isto é, por mais que o público-alvo da Fortune venha de outros meios de captação, estar em boa colocação nas páginas do Google mostra que a empresa tem presença relevante no mercado. Também deixa claro que ela está antenada quanto ao uso de tecnologias e recursos como os de SEO.  

O foco no perfil dos clientes está também no formulário disponível no novo site. Por se tratar de pessoas bastante ocupadas, a intenção do formulário é permitir que os interessados escolham os melhores horários para que os profissionais da empresa entrem em contato. Isto é, um detalhe que mostra a esse público que o atendimento é realmente personalizado.

Novo site responsivo e já no ar

Por fim, é importante observar que o site também foi totalmente adaptado para a versão mobile, pois a ideia era ter um resultado responsivo para todas as plataformas. Depois de vários testes, a versão entrou no ar trazendo toda a atmosfera construída para desktop.

“Os profissionais da PostOffice trabalharam de forma simples, rápida e trouxeram soluções em uma linguagem assertiva. Formam um ótimo grupo”, afirma Daniel Klein. “O resultado ficou excelente! Atendeu às expectativas. Recomendo”, finaliza.

Confira o resultado desse trabalho!

Crédito das imagens: Freepik Storyset

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