E-book como estratégia de marketing

Neste artigo, vamos mostrar quais são os benefícios de produzir um e-book para sua marca. Também daremos dicas para você aproveitar bem essa ferramenta.

Provavelmente todos já sabem que e-book é a abreviação para electronic book, isto é, um livro eletrônico em um formato para ser baixado na internet. Assim como os textos publicados em um blog corporativo, um e-book é uma ótima estratégia de marketing de conteúdo. Ele é ideal para abordar assuntos de maneira mais aprofundada. Ou seja, aqueles temas que você sabe que merece algumas linhas a mais e não cabem em um post de blog são bons candidatos para virar e-book.

O que sua marca ganha com a produção de e-book

1. Autoridade 

O e-book é um meio que agrega grandes possibilidades de elevar o tráfego para a página do seu negócio e, principalmente, conferir autoridade à marca. O que isso significa? Quando um e-book é bem feito e traz informações relevantes e de qualidade, inegavelmente as pessoas percebem que a empresa tem conhecimento profundo sobre o mercado em que atua.  

Uma pet shop, por exemplo, sabe muito bem cuidar da higiene de animais de estimação, indicar os alimentos mais adequados para cada raça, assim como auxiliar com informações sobre castração, adestramento etc. Ao compartilhar com seus clientes dicas fundamentais para quem ama seus bichos de estimação, a loja acrescenta valor à sua marca e demonstra dominar a área em que está inserida. 

Se a empresa já for reconhecida pelo atendimento, preço e qualidade dos produtos, consegue melhorar ainda mais a percepção da clientela. Uma vez que as pessoas entendem que a loja oferece gratuitamente informações importantes, organizadas de maneira didática e que ajudam a sanar uma dúvida ou inquietação, a empresa passa a ser vista com credibilidade e se torna referência no assunto

2. Novos leads

Sem dúvida, alguém que se deparou com um excelente e-book de uma pet shop poderá se lembrar da marca ao buscar um novo lugar para levar seu pet para um banho ou tosa. Ou seja, a produção de um conteúdo robusto como um e-book tem a força de gerar leads e, dessa maneira, atrair novos clientes.  

Em outras palavras, o e-book funciona como uma moeda de troca em que a marca oferece um conteúdo precioso e recebe mais informações sobre possíveis clientes. Mas para que essa estratégia funcione, passamos para o próximo tópico deste artigo.

Como editar um e-book relevante

Como mencionamos anteriormente, o e-book tem a vantagem de permitir aprofundar bem um determinado assunto. Para que esse material traga o resultado esperado, é preciso planejamento, desde o conteúdo até a divulgação do material.

1. Comece pela pauta

Para ter ideias de pautas para seus e-books, primeiramente olhe o Google Analytics do seu site para saber quais são os assuntos mais procurados pelos internautas. Em seguida, faça também uma pesquisa de palavras-chave relacionadas ao seu negócio. Veja se dessas pesquisas você consegue um tema que poderá ser trabalhado de forma aprofundada e que traga uma resposta para alguma dúvida ou problema de seus clientes ou potenciais clientes. 

Se a empresa é maior e tem colaboradores, faça uma reunião de pauta com eles. Peça a ajuda daqueles que são especialistas em determinadas áreas para sugerir temas ou até mesmo escrever sobre eles. Vejamos um exemplo. Durante três anos, a PostOffice produziu conteúdo para uma empresa de treinamento que oferece cursos de liderança, RH, finanças etc. Nela, trabalham consultores que entendiam bastante de variados assuntos sobre os quais eles ministravam aulas. Foi com a ajuda deles que a PostOffice criou e-books que agradaram bastante à audiência e aumentaram as visitas ao blog e à página da empresa. Por exemplo, surgiram e-books sobre estratégias de negociação, o modelo de consultor interno de RH, assessment center etc, todos temas de interesse do público da organização.

2. Capriche no texto e na diagramação

Por ser um texto longo, é necessário encontrar meios de tornar a leitura do e-book agradável. Para tanto, divida o material em capítulos e utilize também subtítulos. Certifique-se de que os parágrafos não estão grandes e lance mão de bolds e itens em forma de lista separados por marcadores ou numeração. Por fim, faça uma revisão detalhada do texto. 

Quanto ao formato, o e-book de uma empresa pode ser diagramado de forma bem amigável, que é em um arquivo PDF. Tenha em mente que o visual do e-book é tão importante quanto o conteúdo. Escolha uma fonte agradável para leitura e recorra a recursos como gráficos, infográficos, ilustrações e fotos. Pense na distribuição equilibrada desses recursos para que o leitor se sinta confortável ao navegar pelo e-book.

3. Crie uma landing page

Lembre-se de que o texto do e-book não precisa ser otimizado de acordo com as regras de search engine optimization (SEO). Mas é importante ter uma landing page otimizada. Assim, ela tem mais chances de figurar bem nos resultados de busca do Google. A landing page é um formato interessante porque é uma página que reúne as informações necessárias para que ele decida deixar seus dados e baixar o e-book. Nela, você pode colocar os dados que deseja obter, como e-mail, cargo, área de atuação, empresa e telefone. 

É importante criar a landing page seguindo o mesmo padrão visual do e-book. Escolha para ela um título convincente e elabore um texto capaz de instigar quem chegou até ali. Que tal colocar um botão call to action bem atrativo? E claro, crie uma página de agradecimento para aqueles que preencherem os dados e fizerem download do material.

Planeje a divulgação

Com seu e-book finalizado e a landing page preparada, você deve pensar nas estratégias de compartilhamento. Um dos principais canais é enviar o material para sua base de e-mails. Certifique-se de montar um e-mail marketing atraente, capaz de fazer com que o contato abra a mensagem e baixe o e-book. 

Posts nas redes sociais também são meios importantes para compartilhar esse conteúdo. Avalie, inclusive, se não compensa patrocinar os posts. O mesmo vale para a landing page. Pode ser interessante investir na divulgação da página com um anúncio nos resultados de busca de Google

Boa sorte na sua produção de conteúdo. E, se tiver alguma dúvida, deixe aqui nos comentários que vamos responder.

Jornalista Simone Costa

Por Simone Costa | Content Lead da PostOffice

Crédito das imagens: Freepik Storyset

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