O tripé missão, visão e valores é estratégico. Ele é o resumo dos princípios por trás de uma organização, o seu compromisso com o público e o que ela deseja para o futuro.
Quem começou um negócio ou planeja abrir uma empresa já deve ter ouvido falar de uma sequência de três palavrinhas que estão sempre juntas: missão, visão e valores. Mas será que todas as organizações entendem realmente o significado desse trio? Neste artigo, vamos explicar esses termos, ver alguns exemplos, assim como dar dicas para defini-los. O texto está dividido em 6 partes:
- O que é missão, visão e valores
- Valores: atitudes e comportamentos
- Missão: propósito
- Visão: aonde se quer chegar
- Como definir missão, visão e valores
- Case de missão, visão e valores
O que é missão, visão e valores
Quando uma nova empresa surge, nasce com ela a identidade da marca. Ao mesmo tempo, o processo bem elaborado de criação de um negócio passa pela definição da missão, visão e valores. Essas três palavras definem, respectivamente, o propósito da empresa, aonde se quer chegar com ela, e quais atitudes e comportamentos marcam sua atuação.
Esse tripé é importante para qualquer organização, independentemente do tamanho e do tipo de negócio. Se um empreendedor individual perguntar se ele também precisa redigir sua missão, visão e valores, a resposta é sim. É a partir dessa definição que ficará mais claro como conduzir o negócio, seja ele um grande empreendimento, seja uma carrocinha de cachorro-quente, pois ela apontará a direção estratégica da empresa.
Com o intuito de tornar mais fácil a compreensão dessas palavras, explicamos cada uma delas separadamente.
Valores: atitudes e comportamentos
Os valores são os princípios que guiam o negócio. Isto é, são eles que direcionam a maneira que a empresa vai se comportar para se transformar em quem almeja ser no futuro (visão), cumprindo, dessa forma, a sua razão de existir (missão).
Em síntese, os valores relacionam-se com o diferencial competitivo da empresa e, por isso, devem ser bem especificados. Eles serão os guias das atividades e comportamentos da organização porque sintetizam suas crenças. Por exemplo, uma empresa que tem como valores ser inovadora e criadora de tendências, deve agir como tal. Exemplos de valores:
PostOffice: Excelência, aprendizado, objetividade, realização, independência, criatividade.
Procter & Gamble: Integridade, liderança, responsabilidade, paixão pela vitória, confiança.
Missão: propósito
A missão de uma empresa relaciona-se ao valor que ela gera para o o público. Em outras palavras, a missão revela o compromisso da organização, aquilo do qual ela não abre mão e tem como responsabilidade.
A missão, portanto, precisa ser um resumo do propósito daquela empresa existir, bem como um destaque dos benefícios que ela oferece para as pessoas a partir do que produz. Uma organização que segue à risca o que diz a sua missão, sem dúvida, será reconhecida por isso não só pelos colaboradores, mas também pelos clientes. Vejamos os exemplos de missão de duas empresas:
Google: Organizar as informações globais e torná-las universalmente úteis e acessíveis.
Magazine Luiza: Ser uma empresa competitiva, inovadora e ousada, que visa sempre ao bem-estar comum.
Visão: aonde se quer chegar
O papel da visão é apontar o futuro. Ou seja, ela descreve como a empresa quer ser vista em alguns anos. Não é necessário estipular uma data para concretizar o que prega a visão, mas é importante descrever algo de concreto para o futuro da empresa. Dois exemplos:
O Boticário: Conectar as pessoas aos ideais de beleza, sendo a marca preferida, com rentabilidade e crescimento acima do mercado.
Unilever: Aumentar nossos negócios, enquanto desassociamos o crescimento da pegada ambiental e aumentamos o impacto social positivo.
Como definir missão, visão e valores
Com a finalidade de definir missão, visão e valores, separamos algumas dicas.
Ao criar uma empresa é preciso ter em mente que marcas são formadas de dentro para fora. Por isso, logo no início deste texto falamos sobre a identidade da marca. Só é possível lançar uma marca consistente quando há plena consciência da essência por trás dela. Assim, para construir a missão, visão e valores que compõem essa identidade, o caminho é começar pelos valores. Em síntese, são eles que justificam o porquê da organização existir.
Com os valores em mãos, já é possível passar para a redação da missão e da visão.
Para chegar à missão, o primeiro passo é pensar qual é o principal benefício que a empresa oferece para seu público. Em seguida, vale lembrar qual é o diferencial competitivo em relação à concorrência. Ao elaborar a missão, a dica é ser objetivo, usar sentenças curtas, evitar palavras vagas e escolher aquelas que sejam inspiradoras e destaquem os desafios.
Já para descrever a visão, basta imaginar como a empresa quer estar no futuro. Se for possível, é interessante apontar uma meta. Como consequência desse exercício, surge a visão da organização.
Case de redação de missão, visão e valores
A PostOffice fez um amplo trabalho de comunicação para uma empresa de treinamento. Entre os aspectos que mereceram a atenção do time da PostOffice estiveram a definição da missão, visão e valores da organização.
Logo após um diagnóstico de posicionamento da marca, nossa metodologia se iniciou com a realização de um workshop com os sócios da empresa. Os participantes escolheram, em uma longa lista de palavras-chave relativas a valores, as que mais representavam sua essência. Selecionamos algumas imagens que poderiam traduzir essas palavras e pedimos para que eles as conectassem às suas escolhas, justificando o motivo. Essa construção teve como resultado a base para a redação dos valores. Com essa definição, foi possível elaborar a forma de entrega do produto oferecido pela empresa. Assim, nasceu a missão. A relação das imagens com os valores também ajudou a descrever como a empresa gostaria de ser reconhecida pelo cliente, ou seja, a visão.
A empresa em questão refletia sobre a importância de construir sua missão, visão e valores há bastante tempo. No entanto, precisava de um facilitador. Foi com o processo de diagnóstico de posicionamento da marca e do workshop que tudo ficou mais claro.
Espero ter tirado as dúvidas sobre missão, visão e valores. Se a sua empresa ainda não tem esses esses pilares definidos, mãos à obra! Afinal, eles são fundamentais para o sucesso de qualquer negócio.
Por Fabiana Reis | Design Lead da PostOffice
Crédito das imagens: Freepik Storyset